Cirurgia de Buraco Macular

Sobre a cirurgia

Buraco de mácula é o nome dado a alteração onde ocorre perda de continuidade das camadas da retina que acontece mais especificamente na região central da visão, a mácula. Cirurgia de “buraco macular” ou de “buraco de mácula” tem o mesmo significado, e correspondem ao procedimento onde se objetiva corrigir a falha nessa região.

A causa desse buraco de mácula pode não ser totalmente esclarecida, mas costuma estar associada a um descolamento anormal do gel ocular (humor vítreo) da região foveal, a parte mais central da mácula, gerando um arranchamento de parte da retina e propiciando a formação do buraco. Outras causas são trauma ocular direto e inflamações.

O paciente com buraco de mácula pode pouco perceber essa alteração, especialmente quando o buraco for de pequena dimensão e/ou o olho contra-lateral for bom. Mas geralmente quando se testa o olho acometido, o paciente refere a não visualização de partes bem centrais e que exigem fixação, como “a ponta do fio para passar na agulha”.

Dependendo de várias características, como o aspecto da lesão, tempo de evolução, acuidade visual e limitação, a cirurgia pode ser programada. A chance de recuperação da visão esta relacionada ao tempo de aparecimento do buraco macular e seu diâmetro e acometimento de outras camadas, como os fotorreceptores.