von Hertwig - Clínica e Hospital de Olhos em Blumenau - SC

Atendimento ao Cliente

Cirurgia de Deslocamento de Retina

Sobre a cirurgia

Retina é o nome de uma fina estrutura que reveste internamente o olho, composta por múltiplas camadas que têm como função captar a luz, transformar esse estímulo luminoso em energia e enviar para o cérebro, onde essas informações são analisadas e transformadas em imagens.

Essa fina camada sofre compressão e tração constantemente pelo vítreo e, na maioria dos casos, consegue suportar sem maiores problemas. No entanto, algumas pessoas podem apresentar degenerações e/ou rasgaduras na retina, que podem levar ao, descolamento da retina.

Uma vez que a retina esteja descolada, dificilmente ela retornará para o local habitual (em contato com o epitélio pigmentar da retina e coroide) sem que se realize um procedimento cirúrgico.

O descolamento de retina é uma situação grave e na maioria das vezes aparece de modo espontâneo, causando baixa visual rápida e progressiva, e a detecção e intervenção precoces são cruciais para o resultado visual final.

Sinais como “flashes de luz”, percepção de “mosquinhas” ou “teias de aranha” de maneira repentina ou aumento dos sinais prévios, podem estar relacionados à rasgaduras de retina e até mesmo o descolamento da mesma. Indica-se a avaliação o quanto antes por um medico oftalmologista.

O tratamento cirúrgico é muito variado e depende de vários fatores, como o tamanho do descolamento e da rasgadura, a localização de ambos, as características da rotura, o tempo de evolução do descolamento, do grau de fibrose associado, acuidade visual no momento da avaliação, etc.

Entre em contato conosco

Contate-nos através dos números abaixo.

De segunda a sexta-feira
08:00hs às 18:00hs
Atendimento ao Cliente

Envie sua mensagem

Fale conosco através do formulário. Retornaremos o mais breve possível.