Cirurgia de Glaucoma

Sobre a cirurgia

Glaucoma é o nome dado à doença que danifica o nervo óptico, na maioria das vezes de modo silencioso e ao longo de vários anos, tendo como principal fator de risco a pressão dos olhos. Considera-se “normal” a pressão ocular entre 10 e 21 mmHg, mas, o alvo de tratamento da medida da pressão intraocular varia de acordo com a evolução e estágio da doença. Ou seja, um paciente com glaucoma mais avançado não pode ter uma pressão de 17 mmHg e progressão contínua da doença, pois apesar de a pressão ocular estar dentro da variação “normal”, esse paciente continua evoluindo para a cegueira.

Apesar de não haver cura para o glaucoma, existe tratamento e, na maioria dos casos, controle da doença. Mas alguns casos não são tão simples de tratar, e alguns pacientes podem manter a evolução do glaucoma apesar da utilização de todas as modalidades de tratamento não cirúrgicas. A cirurgia de glaucoma tem por objetivo auxiliar no controle da pressão de dentro do olho. Ela pode ser realizada estando o paciente em uso de medicação para pressão ocular ou não (como em casos de alergia aos colírios).

Existem várias técnicas cirúrgicas e todas dependem da classificação do glaucoma e sua característica. Pode ser realizada em combinação com a cirurgia de catarata, por exemplo, ou mediante a um implante de tubo de drenagem.

A técnica cirúrgica mais realizada é a Trabeculectomia (TREC), onde se promove a criação de uma fístula entre a parte interna do olho e a região logo abaixo da conjuntiva. Não se cria um furo com orifício aberto ao ambiente pelo grande risco de infecção e menor controle de pressão, podendo deixar o olho muito mole (hipotônico).