von Hertwig - Clínica e Hospital de Olhos em Blumenau - SC

Atendimento ao Cliente

Cirurgia de Membrana Epirretiniana

Sobre a cirurgia

A membrana epirretiniana é uma fina “película” que se forma acima da retina. É constituída de células com poder de contração, que conferem o aspecto enrugado da lesão, conforme evidenciado abaixo.

Essa alteração pode se dar em qualquer área da retina, mas a baixa de visão mais importante decorrente da sua presença ocorre quando essa membrana se localiza na região da mácula (área central da visão).

O comprometimento da retina é decorrente da contração da membrana (evidenciado pelo pregueamento) e formação de edema e alterações de aspecto cístico, que podem gerar piora gradual da visão e, em alguns casos, lesões não reversíveis.

A cirurgia da membrana epirretiniana é um procedimento onde se realiza a remoção da membrana utilizando pinças muito finas e delicadas. Em casos onde a membrana se formou por processo inflamatório ou mesmo alterações antigas podem ser de difícil remoção, mesmo com a cirurgia.

Os principais sintomas gerados pela membrana epirretiniana são tortuosidade e perda da nitidez das imagens. Com o sucesso da cirurgia, o paciente tende a ter melhora na visão, com diminuição ou ausência do embaçamento e da tortuosidade visual.

Entre em contato conosco

Contate-nos através dos números abaixo.

De segunda a sexta-feira
08:00hs às 18:00hs
Atendimento ao Cliente

Envie sua mensagem

Fale conosco através do formulário. Retornaremos o mais breve possível.