von Hertwig - Clínica e Hospital de Olhos em Blumenau - SC

Atendimento ao Cliente

Cirurgia para Hemorragia Vítrea

Sobre a cirurgia

O humor vítreo, ou também chamado de “gel vítreo” ou apenas “vítreo”, é uma espécie de gel que preenche o olho por dentro. Na realidade, esse gel preenche a cavidade posterior do olho, também dita “cavidade vítrea”, como exemplificado na cor laranja na imagem abaixo.

O vítreo é constituído basicamente por água (98-99%), sendo 1-2% apenas composto por colágeno, ácido hialurônico, etc. Essa composição propicia características como transparência (fundamental para a visão normal), flexibilidade (que auxilio o olho a absorver impactos, diminuindo os danos à retina e demais estruturas), ajuda a manter a tensão do olho, etc. 

Apesar da concentração de água ser bem elevada, as demais moléculas que compõe o vítreo tornam-no de aspecto gelatinoso. E o gel vítreo não se encontra solto dentro da cavidade vítrea. Existem pontos onde ele se adere mais firmemente como a região mais periférica e próxima ao cristalino (“base vítrea”).

Algumas doenças que acontecem na retina podem gerar a turvação do vítreo decorrente de sangramento. Essa turvação gera diminuição da visão, embaçamento, percepção de manchas. Dentre as principais causas de sangramento (hemorragia) vítrea, estão:

Retinopatia Diabética (alterações na retina decorrentes do Diabete mellitus);

Oclusões vasculares (“derrame ocular”);

Trauma ocular (especialmente contato direto com o olho);

Degeneração macular relacionada à idade (forma exsudativa, onde pode ocorrer sangramento em massa);

Descolamento do humor vítreo (dependendo da força de adesão do vítreo na retina, nervo e vasos sanguíneos, o seu descolamento pode gerar rasgaduras ou lesões nos vasos, o que provocaria a hemorragia);

A avaliação da retina e nervo na presença de hemorragia vítrea é, dependendo da intensidade do sangramento, impossível. Por isso é comum o oftalmologista avaliar olhos com hemorragia vítrea utilizando o Ultrassom de globo ocular. E o objetivo desse exame é se certificar de que as estruturas internas, em especial a retina, encontram-se no lugar. Alguns casos de hemorragia no vítreo podem estar associados à descolamentos de retina.

O tratamento da hemorragia varia e depende de fatores como causa da hemorragia, estado da retina (aplicada ou descolada), tempo de duração, doenças de base (Diabete mellitus, Hipertensão, etc).

Em muitos casos a cirurgia é a opção, com objetivo de “comer o vítreo” sujo. A esse procedimento chamamos de Vitrectomia. É um procedimento altamente complexo e comumente está associado a outros procedimentos, como por exemplo a realização de laser de retina, ou mesmo a cirurgia de catarata.

Entre em contato conosco

Contate-nos através dos números abaixo.

De segunda a sexta-feira
08:00hs às 18:00hs
Atendimento ao Cliente

Envie sua mensagem

Fale conosco através do formulário. Retornaremos o mais breve possível.