Doenças Oculares Externas

O termo “doenças externas oculares” corresponde à área da oftalmologia onde se estuda as alterações que acometem a parte externa do olho (exceto a córnea) e parte da pálpebra (mais voltada para as glândulas, bordas das pálpebras e revestimento mucoso interno). É, basicamente, a área de estudo das doenças que podem acometer a conjuntiva, espisclera e esclera (região branca do olho).

O oftalmologista geral aprende e está diretamente envolvido durante a sua formação com as principais alterações que podem comprometer essa região ocular. Mas existem oftalmologista que se especializam nas diversas doenças que podem acometer essa região. Alguns exemplos de alterações da parte externa do olho são o pterígio, hordéolo, calázio, blefarite. Lesões da conjuntiva, como na conjuntivite infecciosa, conjuntivite alérgica, conjuntivite química (por produtos químicos), traumas, tumores, também fazem parte da avaliação dessa área da oftalmologia.

O pterígio, por exemplo, é uma membrana que cresce em cima da córnea, mais comum na conjuntiva próxima ao nariz. Tem relação com exposição solar sem óculos de sol, olho seco e vento.

O hordéolo é uma lesão similar a uma “espinha” que pode ocorrer no rosto ou outras partes do corpo, mas localizada nas pálpebras. Inicialmente dolorosa e amolecida, pode evoluir com endurecimento da lesão e formação de uma lesão arredondada e endurecida chamada de calázio.

O tratamento das alterações que ocorrem nessa região pode ser com uso de medicamentos, compressas (mornas ou frias, dependendo de cada caso), e em alguns casos cirúrgico.