O glaucoma é uma doença que leva ao dano progressivo do nervo óptico e, dessa forma, da visão. Na maioria dos casos, essa doença está relacionada ao aumento da pressão intraocular e tem evolução insidiosa, com perda gradual da visão: inicialmente acomete a visão periférica e em casos avançados ocasiona a cegueira.

É a terceira causa de cegueira e baixa visão no mundo (1º catarata e 2º erros de refração), sendo a única das três de caráter irreversível.

Entre os principais fatores de risco estão:

Alta pressão intraocular (acima de 21mmHg)

Etnia negra (costumam apresentar doença mais precoce e mais agressiva)

Idade > 40 anos

Parentes de 1º grau com glaucoma (aumento em 6x o risco)

O diagnóstico de glaucoma é feito através do exame oftalmológico associado à realização de exames complementares como a campimetria visual, a paquimetria corneana, a retinografia colorida do disco óptico e a tomografia de coerência óptica do disco óptico e camada de fibras nervosas.

Apesar de não haver cura para o glaucoma, o tratamento correto leva, na maioria dos casos, à estabilização e controle da doença. O tratamento na maior parte dos casos consiste na redução e controle da pressão intraocular com colírios, porém casos avançados e agressivos podem necessitar cirurgia.