Retina

Retina é o nome de uma fina estrutura que reveste internamente boa parte do olho, composta por múltiplas células (fotorreceptores) com função de captar a luz, transformar esse estímulo luminoso em energia e enviar para o cérebro, onde essas informações são analisadas e transformadas em imagens.

Para que a retina exerça sua função, ela precisa de muita energia e oxigênio. Os nutrientes e oxigênio chegam pela grande quantidade de artérias que estão em íntima proximidade com a retina.

Pelo fato dessa estrutura ser muito vascularizada, pode ser alvo de diversas doenças que danificam artérias e veias, como a Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes, múltiplas doenças que levam à inflamação dos vasos (Vasculites).

Além das alterações diretas sobre os vasos, existem algumas doenças que alteram as células da retina e de suas camadas que podem gerar comprometimento da captação de luz e, por conseguinte, inabilidade de visão na região danificada. Distrofias retinianas, infecções oculares, degenerações da retina, são exemplos. Forças de tração causadas pelo humor vítreo, gel que preenche a parte mais posterior do olho, podem promover rasgaduras de retina e possível descolamento de retina, buraco macular, membranas epirretinianas.

A retina é melhor avaliada realizando-se o mapeamento da retina com dilatação pupilar. É um exame rápido, indolor e que pode identificar as múltiplas alterações que a retina pode sofrer.

O tratamento das alterações que afetam a retina varia quanto à causa, podendo ser utilizados colírios, injeções intraoculares, laser de retina e cirurgia. Na maioria dos casos, a detecção precoce e tratamento adequado podem reduzir ou impedir a perda visual e, em alguns casos, a cegueira.