von Hertwig - Clínica e Hospital de Olhos em Blumenau - SC

Atendimento ao Cliente

Angiografia Fluorescente

Sobre o exame

Angiografia fluorescente permite estudar a retina, a coróide e os vasos sanguíneos através da injeção de um produto de contraste chamado fluoresceína. Ou seja, enquanto na “retinografia simples” não existe qualquer injeção de contraste na angiografia fluoresceínica o exame é feito, recorrendo à administração de um produto de contraste (fluoresceína), por isso também é, por vezes, conhecida como retinografia fluorescente.

No exame de angiofluoresceinografia, o produto de contraste injetado é uma espécie de “corante” que permite efetuar um estudo mais detalhado da retina. O contraste (fluoresceína) é administrado por meio endovenoso (habitualmente, através da punção de uma veia do braço). A fluoresceína é uma molécula não tóxica e muito fluorescente que pode ser utilizada com segurança na larga maioria dos doentes. Por este motivo, este exame é praticamente isento de riscos e de complicações.

FUNÇÃO / INDICAÇÃO

É um procedimento que, após aplicação de contraste endovenoso, o examinador observa e registra (por meio de fotografias). Este exame tem como objetivo de estudar o fluxo sanguíneo nos vasos da retina e coróide, registar detalhes do epitélio pigmentar e da circulação retiniana e avaliar a sua integridade funcional (já que os vasos retinianos normais são impermeáveis à fluoresceína). As imagens retinianas são captadas sequencialmente, logo que o “corante” passe pelos vasos sanguíneos da retina.

É importante para o acompanhamento de pacientes com retinopatia diabética, alterações na retina por hipertensão arterial, alterações da mácula (DMRI), tumores oculares e trombose, Distrofias retinianas, Retinopatia Serosa Central, Uveites/Coroidites, Trauma, Oclusões Venosas e Arteriais e baixa da Acuidade Visual.

COMO O EXAME É FEITO?

A pupila é dilatada com colírio específico. O contraste base de fluoresceína (sem iodo) é aplicado em uma veia do antebraço ou mão. Durante a execução do exame não existe dor (não dói o olho) e o tempo de duração situa-se entre 15 a 20 minutos. O paciente posiciona-se em frente ao equipamento (angiógrafo) que fotografa o fundo do olho com lentes dotadas de elevada resolução.

ORIENTAÇÕES AO PACIENTE

Exame que necessita de acompanhante devido a dilatação da pupila e a infusão de contraste.

Não precisa de jejum, somente fazer uma alimentação leve.

Durante o exame, são realizadas fotografias repetidas do fundo de olho que utilizam flash e podem causar desconforto e fotofobia temporária durante o exame.

Suspender lente de contato no dia do exame.

Após o exame a urina pode ficar com coloração amarela devido o contraste.

Entre em contato conosco

Contate-nos através dos números abaixo.

De segunda a sexta-feira
08:00hs às 18:00hs
Atendimento ao Cliente

Envie sua mensagem

Fale conosco através do formulário. Retornaremos o mais breve possível.