Campimetria Computadorizada (“Campo Visual”)

Sobre o exame

A Campimetria Computadorizada é um exame que estuda a percepção da visão central e periférica do olho. A visão periférica do ser humano é próxima a 180º, quando os dois olhos abertos. Quando se avalia apenas 1 olho, observa-se que o campo de visão chega a aproximadamente 160º, isso por conta do nariz, que atrapalha a visão de parte do canto medial.

FUNÇÃO / INDICAÇÃO

A Campimetria Computadorizada é utilizada para detectar e quantificar anormalidades no campo visual e escotomas (áreas sem visão), assim como para monitorar a resposta ao tratamento clínico ou cirúrgico apresentada pelo paciente. Avalia os defeitos do campo visual causados por algumas doenças neurológicas.

É indicado nos casos de diagnóstico e acompanhamento de pacientes com neuropatias, glaucoma, algumas alterações retinianas e de plástica ocular.

COMO O EXAME É FEITO?

Exame indolor, que consiste na apresentação de estímulos luminosos em diferentes regiões do campo de visão, para que sejam percebidos pelo paciente, e o paciente deve informar se percebe esses estímulos apertando um controle. É um método que depende fundamentalmente da informação do paciente.

ORIENTAÇÕES AO PACIENTE

Usuários de lentes de contato podem fazer o exame utilizando-as.

Pacientes externos devem trazer a última receita dos óculos.

Se usar colírio Pilocarpina: entrar em contato com o médico para saber se pode suspender o medicamento dias antes do exame.