Microscopia Especular de Córnea

Sobre o exame

O endotélio é fundamental para manter a córnea transparente. Algumas doenças genéticas, traumas oculares, cirurgias oculares, inflamações e infecções podem gerar danos à essa camada, fazendo com que ela perca sua transparência e dificulte a visão.

A microscopia avalia a camada mais interna da córnea, o endotélio. É um exame importante antes da cirurgia intraoculares e pode ser pedido também em doenças que diminuam a transparência da córnea.

FUNÇÃO / INDICAÇÃO

Este exame fotografa as células do endotélio, permitindo ao médico analise quantitativa e qualitativa as células. Os dados obtidos definem a saúde endotelial.

A indicação deste exame recai sobre os pacientes de pré-operatório de cirurgias intraoculares em geral (catarata, glaucoma, transplante de córnea) e doenças gerais da córnea.

COMO O EXAME É FEITO?

Exame é indolor, um aparelho capta as imagens das células da camada mais interna da córnea de forma automaticamente dentro de uma área de 1mm quadrado da córnea.

ORIENTAÇÕES AO PACIENTE

Não há necessidade de jejum.

Exame que necessita de acompanhante devido a dilatação da pupila. Usuários de lente de contato devem suspender o uso no dia do exame.