von Hertwig - Clínica e Hospital de Olhos em Blumenau - SC

Atendimento ao Cliente

Tomografia de Coerência Óptica (“OCT”)

Sobre o exame

O termo “OCT” se deve à abreviação do inglês Optical Coherence Tomography – OCT.

A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é um exame capaz de avaliar as camadas de retina, nervo e estruturas do segmento anterior, como a córnea, fazendo uma análise do tecido vivo e em tempo real.

FUNÇÃO / INDICAÇÃO

Tem como função diagnosticar com alta precisão doenças da retina, vítreo, nervo óptico e segmento anterior. Este exame permite a obtenção de imagens estruturais dos segmentos do olho, da medida das camadas das estruturas oculares, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças oculares. É particularmente útil na avaliação das doenças de macula e no glaucoma.

Em alguns casos onde o paciente tem contraindicação para o uso de contraste endovenoso, pode auxiliar na elucidação diagnostica.

Este exame é indicado para o diagnóstico e acompanhamento de patologias retinianas e glaucoma.

COMO O EXAME É FEITO?

Exame realizado com um feixe de luz de varredura com uma intensidade próxima ao infravermelho, o que permite a observação das camadas das estruturas oculares examinadas, promovendo cortes em várias direções com tomada de imagens para observação de detalhes. A luz do aparelho é focalizada na estrutura desejada e o computador analisa a quantidade de luz refletida, criando uma imagem do tecido analisado.

ORIENTAÇÕES AO PACIENTE

Apesar de não ser obrigatória a dilatação pupilar, recomenda-se que o paciente venha preparado para a realização da mesma, pois existem casos onde a pupila ou alguma opacidade podem atrapalhar o exame.

Não é necessário o jejum.

Usuários de lente de contato devem suspender o uso no dia do exame

Entre em contato conosco

Contate-nos através dos números abaixo.

De segunda a sexta-feira
08:00hs às 18:00hs
Atendimento ao Cliente

Envie sua mensagem

Fale conosco através do formulário. Retornaremos o mais breve possível.