von Hertwig - Clínica e Hospital de Olhos em Blumenau - SC

Atendimento ao Cliente

Óculos de sol: Por que a proteção UVA/UVB é importante para os olhos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O verão é a época mais propícia para usar óculos de sol. Seja na praia, na piscina, no parque ou em qualquer lugar ao ar livre, dias ensolarados são um convite ao uso deste acessório. Porém, além da questão estética, a proteção UVA/UVB é importante para os olhos. Por isso, é essencial escolher os produtos certos nesta hora.

Em primeiro lugar, vamos entender a diferença entre os dois tipos de radiação:

Raios UVA: atingem a derme, a camada mais profunda da pele. São responsáveis pelo bronzeado, mas também por manchas e rugas. Possuem um grau médio de intensidade e não são completamente bloqueados pelo protetor solar.

Raios UVB: atingem a camada superficial da pele e normalmente deixam aquele aspecto avermelhado. É de alto grau de intensidade. Os raios UVB ajudam na fabricação da vitamina D, porém, a exposição irresponsável a ele aumenta o risco de câncer.

Por que é importante proteger os olhos destes raios

O sol é um grande vilão para a saúde ocular. A exposição irresponsável dos olhos pode resultar em problemas como catarata, lesão na córnea, degeneração macular e pode até levar à cegueira. Por isso, escolher óculos que promovam uma verdadeira proteção é tão importante.

Por questão de preço, muitas pessoas acabam comprando produtos que não possuem esta proteção, expondo os seus olhos aos perigos que mencionamos acima. Aliás, o uso de óculos de sol inadequados pode ser até mais nocivo do que não usar óculos algum, já que dão a sensação de sombra, permitindo que a pupila se dilate, ficando ainda mais exposta à luz solar e aos problemas que ela pode causar.

É a clássica situação do barato que sai caro: ao tentar economizar, a pessoa abre mão de uma proteção e poderá provocar problemas inestimáveis a sua saúde ocular. É importante ter em mente que óculos de sol não são apenas um acessório: eles são uma proteção e devem ser entendidos como um investimento. Melhor ter apenas um ótimo par de óculos, com proteção UVA/UVB, do que vários modelos que mais podem prejudicar os seus olhos.

Por isso, quando for adquirir um novo par troque as lojas de acessórios e camelôs por óticas especializadas, que trabalham com marcas responsáveis e que passam por todos os testes de qualidade no quesito de proteção dos raios solares. Se tiver dúvidas, converse antes com o seu médico oftalmologista sobre marcas seguras e modelos recomendados. Ter estilo é estar com a saúde dos olhos em dia.

Leia também: Principais cuidados para a saúde dos olhos