Câncer no Olho: Conheça os principais sintomas

Share on linkedin

O câncer no olho é relativamente raro, manifestando-se em seis pessoas a cada um milhão. Ainda assim, como qualquer outro tipo de câncer, deve ser tratado com seriedade e, quanto antes for realizado o diagnóstico, maiores as chances de recuperação. A doença ocorre quando há manifestações malignas de tumores na estrutura ocular.

Normalmente causados por fatores genéticos hereditários, estes tumores podem se manifestar em pessoas de todas as idades e nem sempre irão desencadear câncer, no caso de tumores benignos. De forma geral são lesões expansivas, geralmente nódulos, que podem acometer qualquer estrutura ocular.

Sintomas de câncer no olho

Muitos dos pacientes com câncer ocular não manifestam sintomas, principalmente nos estágios iniciais. Dor, por exemplo, é uma manifestação muito rara, a não ser que o tumor se desenvolva na parte externa do olho.

Alguns sintomas podem, no entanto, indicar a presença de tumores oculares. Pessoas que possuem casos na família devem ficar especialmente atentas a estes sinais:

1. Sinal dado pelo flash da câmera

Se você já ouviu que é possível identificar câncer através de fotografias, há um fundo de verdade. O retinoblastoma é um tumor maligno que se desenvolve durante a infância e que pode ser detectado por meio de fotografias com flash. Se os olhos da criança ficarem brancos, é necessário buscar um oftalmologista pediátrico o quanto antes.

Este tipo de câncer tem causas desconhecidas, mas em 90% dos casos é causado por fatores genéticos. Pode acometer crianças desde o nascimento até os cinco anos de idade. Quanto mais cedo detectado, melhores as chances de cura.

2. Deslocamento de retina

O deslocamento de retina pode ocorrer por diferentes motivos. Um deles é a presença de um tumor no local. Isso porque o tumor se coloca no lugar da retina, fazendo com que ela se desloque.

O tipo de tumor que causa o deslocamento é o melanoma ocular, que também pode acontecer na conjuntiva ou na parte interna das pálpebras. Trata-se de um tumor visível a olho nu, portanto, o próprio paciente pode perceber se há alguma anormalidade na área dos olhos e procurar o médico oftalmologista. Trata-se do tipo de tumor ocular mais comum em adultos.

3. Dificuldades de visão

Também listado entre os tumores oculares mais comuns, o linfoma intraocular possui sintomas que dificultam o diagnóstico, por poderem ser confundidos com outros problemas de visão. Alguns dos sinais são visão embaçada, inchaço nos olhos, vermelhidão e manchas na visão em geral.

Por apresentar manifestações tão comuns, muitos pacientes demoram para buscar o atendimento médico adequado. Portanto, a recomendação é de buscar um oftalmologista sempre que seus olhos apresentarem algo diferente.

4. Terçol recorrente ou inflamação das pálpebras

Casos recorrentes de terçol ou de inflamações podem indicar um problema muito mais grave, que só poderá ser identificado pelo médico oftalmologista. Tratam-se de tumores oculares que se manifestam nas pálpebras, causando irritação e inflamações.

Por se tratar de uma doença que demora a apresentar sintomas, é essencial acompanhar preventivamente a saúde dos seus olhos. Às vezes uma simples irritação pode indicar que algo muito mais grave está acontecendo. Consulte-se regularmente com o médico oftalmologista e proteja a sua visão.