Calázio é uma lesão arredondada e endurecida que ocorre nas pálpebras após uma inflamação chamada de Hordéolo, ou mais comumente “viúvo” ou “terçol”. Bem como se descreve popularmente, é uma “bolinha” que não gera dor ao ser comprimida e, na maioria dos casos, não prejudica visão ou estética. Muitas vezes o paciente nem procura atendimento por conta disso.

Algumas situações permitem que se tente o tratamento com compressas mornas, colírios e pomadas. Mas existem casos em que a lesão é grande, gera deformidade estética e algumas vezes compromete o campo de visão, tornando a sua remoção cirúrgica a escolha para o tratamento.
A cirurgia consiste unicamente na remoção dessa inflamação e é considerada bastante rápida e simples, durando entre 5 e 10 minutos. Por isso, é uma intervenção que oferece fácil recuperação para o paciente.
Para realizar a remoção, a equipe cirúrgica utiliza de anestesia local e drena o líquido presente. Todo o procedimento, na maioria dos casos, é realizado na parte interna da pálpebra, não deixando cicatrizes.