A hemorragia vítrea ocorre quando há o sangramento no interior do vítreo, a qual é o gel transparente que preenche o espaço entre a retina e o cristalino do olho. A Cirurgia para Hemorragia Vítrea pode ser necessária em alguns casos para remover o sangue e restaurar a visão.
O humor vítreo, ou também chamado de “gel vítreo” ou apenas “vítreo”, é uma espécie de gel que preenche o olho por dentro. Na realidade, esse gel preenche a cavidade posterior do olho, também dita “cavidade vítrea”, como exemplificado na cor laranja na imagem abaixo.
O vítreo é constituído basicamente por água (98-99%), sendo 1-2% apenas composto por colágeno, ácido hialurônico, etc. Essa composição propicia características como transparência (fundamental para a visão normal), flexibilidade (que auxilio o olho a absorver impactos, diminuindo os danos à retina e demais estruturas), ajuda a manter a tensão do olho, etc.
Apesar da concentração de água ser bem elevada, as demais moléculas que compõe o vítreo tornam-no de aspecto gelatinoso. E o gel vítreo não se encontra solto dentro da cavidade vítrea. Existem pontos onde ele se adere mais firmemente como a região mais periférica e próxima ao cristalino (“base vítrea”).
Algumas doenças que acontecem na retina podem gerar a turvação do vítreo decorrente de sangramento. Essa turvação gera diminuição da visão, embaçamento, percepção de manchas. Dentre as principais causas de sangramento (hemorragia) vítrea, estão:
- Retinopatia Diabética (alterações na retina decorrentes do Diabete mellitus);
- Oclusões vasculares (“derrame ocular”);
- Trauma ocular (especialmente contato direto com o olho);
- Degeneração macular relacionada à idade (forma exsudativa, onde pode ocorrer sangramento em massa);
- Descolamento do humor vítreo (dependendo da força de adesão do vítreo na retina, nervo e vasos sanguíneos, o seu descolamento pode gerar rasgaduras ou lesões nos vasos, o que provocaria a hemorragia);
A avaliação da retina e nervo na presença de hemorragia vítrea é, dependendo da intensidade do sangramento, impossível. Por isso é comum o oftalmologista avaliar olhos com hemorragia vítrea utilizando o Ultrassom de globo ocular. E o objetivo desse exame é se certificar de que as estruturas internas, em especial a retina, encontram-se no lugar. Alguns casos de hemorragia no vítreo podem estar associados a descolamentos de retina.
Como funciona o tratamento para Hemorragia Vítrea?
O tratamento da hemorragia varia e depende de fatores como causa da hemorragia, estado da retina (aplicada ou descolada), tempo de duração, doenças de base (Diabete mellitus, hipertensão, etc).
Em muitos casos a cirurgia é a opção, com objetivo de “comer o vítreo” sujo. A esse procedimento chamamos de Vitrectomia. É um procedimento altamente complexo e está comumente associado a outros procedimentos, como, por exemplo, a realização de laser de retina, ou mesmo a cirurgia de catarata.
Quando é necessária a Cirurgia para Hemorragia Vítrea?
A Cirurgia para Hemorragia Vítrea é geralmente considerada quando a hemorragia é grave e afeta significativamente a visão ou causa outros problemas oculares. As indicações para a cirurgia podem variar dependendo da causa da hemorragia vítrea e das características individuais do paciente. Algumas situações em que a cirurgia pode ser necessária incluem:
- Hemorragia vítrea maciça: Quando há uma quantidade significativa de sangramento no gel vítreo, que afeta a visão de forma acentuada.
- Hemorragia recorrente: Se a hemorragia vítrea ocorrer repetidamente, mesmo após tentativas de tratamento não cirúrgico, como medicamentos ou terapia a laser.
- Hemorragia associada a condições graves: Quando a hemorragia vítrea está associada a doenças oculares graves, como retinopatia diabética avançada, trombose da veia central da retina, retinopatia de prematuridade ou trauma ocular grave.
- Descolamento de retina: Se a hemorragia vítrea estiver causando descolamento de retina ou se houver suspeita de descolamento de retina concomitante.
Outras complicações oculares: Em casos em que a hemorragia vítrea está causando complicações adicionais, como glaucoma neovascular ou formação de membranas cicatriciais.
É importante ressaltar que a decisão de realizar a Cirurgia para Hemorragia Vítrea é individualizada e baseada em uma avaliação cuidadosa da condição do paciente.
Procurando por especialista em Cirurgia para Hemorragia Vítrea em Blumenau? Agende sua consulta na Clínica Von Hertwig.