O glaucoma é uma doença ocular que afeta o nervo óptico e pode levar à perda permanente da visão. Geralmente, o glaucoma é causado pelo aumento da pressão intraocular, que pode danificar o nervo óptico e levar à perda gradual da visão.
Existem diferentes tipos de glaucoma, incluindo o glaucoma de ângulo aberto, o glaucoma de ângulo fechado, o glaucoma congênito e o glaucoma secundário. O glaucoma de ângulo aberto é o tipo mais comum, e geralmente se desenvolve lentamente ao longo do tempo sem causar sintomas notáveis.
Quais são os fatores de risco do Glaucoma?
O Glaucoma a terceira causa de cegueira e baixa visão no mundo (1º catarata e 2º erros de refração), sendo a única das três de caráter irreversível.
Entre os principais fatores de risco estão:
- Alta pressão intraocular (acima de 21mmHg)
- Etnia negra (costumam apresentar doença mais precoce e mais agressiva)
- Idade > 40 anos
- Parentes de 1º grau com glaucoma (aumento em 6x o risco)
Quais são os sintomas do Glaucoma?
Os sintomas do glaucoma podem incluir visão turva, perda de visão periférica, halos ao redor das luzes, dor nos olhos e náusea ou vômito. No entanto, muitas pessoas com glaucoma não apresentam sintomas nos estágios iniciais da doença, o que torna importante realizar exames oftalmológicos regulares para detectar a doença precocemente.
Como é feito o diagnóstico do Glaucoma?
O diagnóstico de glaucoma é feito através do exame oftalmológico associado à realização de exames complementares como a campimetria visual, a paquimetria corneana, a retinografia colorida do disco óptico e a tomografia de coerência óptica do disco óptico e camada de fibras nervosas.
Quais são os tratamentos para o Glaucoma?
O tratamento do glaucoma pode incluir medicamentos para reduzir a pressão intraocular, cirurgia ou terapia a laser para melhorar a drenagem de fluido no olho. O tratamento pode ajudar a retardar ou impedir a progressão da doença e prevenir a perda de visão permanente.
Se você suspeitar que pode ter glaucoma, é importante consultar um oftalmologista para uma avaliação completa e diagnóstico preciso. O tratamento precoce pode ajudar a prevenir problemas de visão e melhorar a qualidade de vida.
Apesar de não haver cura para o glaucoma, o tratamento correto leva, geralmente, à estabilização e controle da doença. O tratamento na maior parte dos casos consiste na redução e controle da pressão intraocular com colírios, porém casos avançados e agressivos podem necessitar cirurgia.
O glaucoma pode ser evitado?
O glaucoma não pode ser completamente evitado, mas há certas medidas que podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver a doença ou a retardar sua progressão, incluindo:
- Realizar exames oftalmológicos regulares;
- Conhecer os fatores de risco;
- Manter um estilo de vida saudável;
- Proteger os olhos;
Embora estas medidas possam ajudar a reduzir o risco de desenvolver o glaucoma, elas não garantem que a doença será prevenida completamente. Consulte o seu oftalmologista para obter mais informações sobre como manter a saúde ocular e reduzir o risco de desenvolver o glaucoma.
Procurando por Oftalmologista especialista em Glaucoma em Blumenau? Agende uma consulta na Clínica Von Hertwig.