O exame de Angiografia Fluorescente permite estudar a retina, a coróide e os vasos sanguíneos através da injeção de um produto de contraste chamado fluoresceína. Ou seja, enquanto na “retinografia simples” não existe qualquer injeção de contraste na angiografia fluoresceínica o exame é feito, recorrendo à administração de um produto de contraste (fluoresceína), por isso também é, por vezes, conhecida como retinografia fluorescente.

No exame de angiofluoresceinografia, o produto de contraste injetado é uma espécie de “corante” que permite efetuar um estudo mais detalhado da retina. O contraste (fluoresceína) é administrado por meio endovenoso (habitualmente, através da punção de uma veia do braço). A fluoresceína é uma molécula não tóxica e muito fluorescente que pode ser utilizada com segurança na larga maioria dos doentes. Por este motivo, este exame é praticamente isento de riscos e de complicações.

Qual a função e indicação do exame de Angiografia Fluorescente?

É um procedimento que, após aplicação de contraste endovenoso, o examinador observa e registra (por meio de fotografias). Este exame visa de estudar o fluxo sanguíneo nos vasos da retina e coroide, registar detalhes do epitélio pigmentar e da circulação retiniana e avaliar a sua integridade funcional (já que os vasos retinianos normais são impermeáveis à fluoresceína). As imagens retinianas são captadas sequencialmente, logo que o “corante” passe pelos vasos sanguíneos da retina.

É importante para o acompanhamento de pacientes com retinopatia diabética, alterações na retina por hipertensão arterial, alterações da mácula (DMRI), tumores oculares e trombose, distrofias retinianas, Retinopatia Serosa Central, Uveítes/Coroidites, Trauma, Oclusões Venosas e Arteriais e baixa da Acuidade Visual.

Como o exame de Angiografia Fluorescente é feito?

A pupila é dilatada com colírio específico. O contraste base de fluoresceína (sem iodo) é aplicado em uma veia do antebraço ou mão. Durante a execução do exame não existe dor (não dói o olho) e o tempo de duração situa-se entre 15 a 20 minutos. O paciente posiciona-se em frente ao equipamento (angiógrafo) que fotografa o fundo do olho com lentes dotadas de elevada resolução.

Quanto tempo dura o procedimento de Angiografia Fluorescente?

A duração do procedimento de Angiografia Fluoresceínica (AF) pode variar, mas geralmente leva cerca de 10 a 15 minutos. No entanto, é importante estar ciente de que o tempo total necessário para a realização do exame pode ser maior devido aos preparativos antes do procedimento.

Antes da Angiografia Fluoresceínica, é necessário a administração de um corante chamado fluoresceína por meio de uma injeção intravenosa. Em seguida, é necessário aguardar alguns minutos para permitir que o corante se espalhe pelo sistema circulatório e chegue à retina e aos vasos sanguíneos oculares. Após essa fase de espera, o procedimento em si é realizado.

Durante a Angiografia Fluoresceínica, o paciente é posicionado em frente a uma câmera especializada que capta imagens da retina enquanto o corante é iluminado por uma luz de comprimento de onda específico. O oftalmologista ou o técnico em oftalmologia pode instruir o paciente a olhar para diferentes direções para captar imagens de diferentes áreas do olho.

Após a conclusão do procedimento, pode ser necessário aguardar um período adicional para observar possíveis reações alérgicas ou complicações antes de ser liberado.

É importante ressaltar que a duração exata do procedimento pode variar dependendo das circunstâncias individuais, como a complexidade do caso e a resposta do paciente ao corante. O oftalmologista ou a equipe médica responsável pelo procedimento poderão fornecer informações mais precisas sobre a duração estimada com base no seu caso específico.

Orientações ao paciente que vai realizar o exame de Angiografia Fluorescente

  • É um Exame que necessita de acompanhante devido à dilatação da pupila e a infusão de contraste;
  • Não precisa de jejum, somente fazer uma alimentação leve;
  • Durante o exame, são realizadas fotografias repetidas do fundo de olho que utilizam flash e podem causar desconforto e fotofobia temporária durante o exame;
  • Suspender lente de contato no dia do exame;
  • Após o exame a urina pode ficar com coloração amarela devido o contraste.

Procurando por Especialista no Exame de Angiografia Fluorescente em Blumenau? Agende sua consulta na Clínica Von Hertwig.