A Gonioscopia é um exame oftalmológico que permite visualizar a estrutura da câmara anterior do olho, especificamente a região onde a córnea se encontra com a íris. Durante o exame, é utilizada uma lente especial chamada gonioscópio, que permite ao oftalmologista examinar o ângulo da câmara anterior.
Qual a função e indicação do Exame de Gonioscopia?
O Exame de Gonioscopia é considerado um dos exames básicos no diagnóstico e classificação do glaucoma e avaliações sobre variações da pressão ocular. Avalia as estruturas do “ângulo de drenagem” do olho. Essas estruturas estão na região de limite entre a parte transparente (córnea) e a parte branca (esclera) do olho.
O Exame de Gonioscopia avalia traumas oculares e tumores na íris. Além disso, o exame avalia faz:
- Avaliação do ângulo iridocorneal: O principal objetivo da Gonioscopia é avaliar o ângulo formado entre a córnea e a íris, conhecido como ângulo iridocorneal. Esse ângulo é fundamental para a drenagem apropriada do humor aquoso, responsável por manter a pressão intraocular adequada. Problemas no ângulo iridocorneal podem levar a um aumento da pressão intraocular e aumentar o risco de glaucoma.
- Diagnóstico e acompanhamento do glaucoma: A Gonioscopia é especialmente útil no diagnóstico e acompanhamento do glaucoma. O glaucoma é uma condição ocular caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, que pode causar danos ao nervo óptico e resultar em perda progressiva da visão. O exame de Gonioscopia permite avaliar o ângulo iridocorneal, determinar o tipo de glaucoma (aberto ou fechado), auxiliar no estadiamento da doença e monitorar a eficácia do tratamento.
- Avaliação de alterações oculares: A Gonioscopia também pode ser realizada para avaliar outras condições oculares, como oclusões vasculares da retina, tumores oculares, uveítes ou outras doenças que possam afetar a drenagem adequada do humor aquoso.
- Orientação do tratamento: Com base nos achados da Gonioscopia, o oftalmologista pode determinar o tipo de tratamento necessário para controlar a pressão intraocular. Isso pode envolver a prescrição de medicamentos para diminuir a pressão, a realização de cirurgia filtrante ou outros procedimentos específicos para o glaucoma.
Como o Exame de Gonioscopia é realizado?
O exame é realizado com o auxílio de uma lente especial (três espelhos) que ficará apoiada sobre a córnea. Isto permitirá a análise do ângulo da câmara anterior do olho. Este exame é indolor e de contato. Por tanto, será utilizado um colírio analgésico e um gel para ajudar no contato da lente com o olho.
Após o exame, o oftalmologista discutirá os resultados e fornecerá orientações adequadas com base nos achados. Dependendo do diagnóstico, o tratamento apropriado pode ser recomendado, como o uso de medicamentos para controlar a pressão intraocular, cirurgia ou outros procedimentos específicos para a condição ocular identificada.
Quanto tempo leva o Exame de Gonioscopia?
O tempo que leva para realizar o Exame de Gonioscopia pode variar dependendo de vários fatores. Em geral, o Exame de Gonioscopia é rápido e pode levar apenas alguns minutos para ser concluído.
Durante o exame, o oftalmologista posiciona o gonioscópio na superfície do olho para visualizar o ângulo iridocorneal.
Em geral, é recomendado reservar um tempo na consulta oftalmológica para realizar o Exame de Gonioscopia. O oftalmologista também pode aproveitar a consulta para discutir os resultados do exame, fornecer orientações adicionais e responder a quaisquer perguntas ou preocupações que você possa ter.
Orientações para os pacientes que vão realizar o Exame de Gonioscopia
Algumas orientações sobre o Exame de Gonioscopia:
- Não será feita a dilatação da pupila;
- Indispensável anestesia da córnea por colírio;
- Suspender o uso de lente de contato no dia do exame.
Procurando por Especialista em Exame de Gonioscopia em Blumenau? Agende sua consulta na Clínica Von Hertwig.