A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é um exame capaz de avaliar as camadas de retina, nervo e estruturas do segmento anterior, como a córnea, fazendo uma análise do tecido vivo e em tempo real.
O termo “OCT” se deve à abreviação do inglês Optical Coherence Tomography – OCT.
Qual a função e indicação da Tomografia de Coerência Óptica (“OCT”)?
A Tomografia de Coerência Óptica tem como função diagnosticar com alta precisão doenças da retina, vítreo, nervo óptico e segmento anterior. Este exame permite a obtenção de imagens estruturais dos segmentos do olho, da medida das camadas das estruturas oculares, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças oculares. É particularmente útil na avaliação das doenças de mácula e no glaucoma.
Em alguns casos onde o paciente tem contraindicação para o uso de contraste endovenoso, pode auxiliar na elucidação diagnostica.
Este exame é indicado para o diagnóstico e acompanhamento de patologias retinianas e glaucoma.
Como o exame de Tomografia de Coerência Óptica é realizado?
Exame realizado com um feixe de luz de varredura com uma intensidade próxima ao infravermelho, o que permite a observação das camadas das estruturas oculares examinadas, promovendo cortes em várias direções com tomada de imagens para observação de detalhes. A luz do aparelho é focalizada na estrutura desejada e o computador analisa a quantidade de luz refletida, criando uma imagem do tecido analisado.
Orientações aos pacientes que vão realizar a Tomografia de Coerência Óptica
- Apesar de não ser obrigatória a dilatação pupilar, recomenda-se que o paciente venha preparado para a realização da mesma, pois existem casos onde a pupila ou alguma opacidade podem atrapalhar o exame;
- Não é necessário o jejum;
- Usuários de lente de contato devem suspender o uso no dia do exame.
Procurando por Especialista em Tomografia de Coerência Óptica em Blumenau? Agende sua consulta na Clínica Von Hertwig.