von Hertwig - Clínica e Hospital de Olhos em Blumenau - SC
Atendimento ao Cliente

Como saber se está com Bactéria no Olho?

Com base em alguns sintomas, é possível saber se está com bactéria no olho de modo a tomar providências o quanto antes. Afinal, alguns tipos de infecções oculares bacterianas podem ser bastante graves, uma vez que podem ser a porta de entrada para problemas como a cegueira.

Pensando nisso, fizemos este guia com uma série de informações que você precisa ter em mente na hora de cuidar da saúde dos seus olhos. Acompanhe.

Leia também o artigo: Quais as Principais Doenças dos Olhos?

Como saber se está com bactéria no olho?
Como saber se está com bactéria no olho?

Tipos de infecções oculares causadas por bactérias

Existem diversos tipos de infecções oculares causadas por bactérias, sejam elas doenças oculares externas ou internas. Abaixo listamos as mais conhecidas para que você entenda o que cada uma delas provoca e, assim, possa compreender melhor o curso da doença e seu respectivo tratamento. Continue lendo.

1. Conjuntivite

A conjuntivite é uma doença que pode ser causada por bactérias que se alojam na conjuntiva e ocasionam o desenvolvimento da enfermidade. Seus principais sintomas são vermelhidão, secreção, inchaço e sensação de “areia” nos olhos.

Ela é normalmente transmitida por contato, ou seja, se você tocar em uma superfície contaminada e levar a mão aos olhos, poderá se contaminar. O mesmo vale para o compartilhamento de toalhas de rosto ou máscaras para cílios, por exemplo.

Agende sua consulta na Clínica Von Hertwig. Somos especialistas no tratamento de Doenças Oculares Externas em Blumenau.

Como saber se está com bactéria no olho?
Conjuntivite

2. Tracoma

O tracoma é uma doença causada por bactérias que afetam a córnea e a conjuntiva. As sensações são bem parecidas com as da conjuntivite: você pode sentir sensação de corpo estranho nos olhos, perceber vermelhidão, irritação, coceira e ardor. 

Quando não tratada, pode evoluir para cicatrizes na córnea que ocasionam quadros de cegueira. Por isso, buscar acompanhamento profissional, o quanto antes, é indispensável para evitar esse tipo de problema.

Acompanhe também o artigo: Câncer no Olho – Conheça os Principais Sintomas

3. Ceratite

A Ceratite é uma infecção da córnea, que pode ser causada pela presença de bactéria no olho, bem como por lesões. Causa bastante dor, fotofobia, desconforto, inchaço, vermelhidão e visão turva. Por atrapalhar a funcionalidade do sujeito no dia a dia, costuma ser detectada com mais velocidade.

É importante agendar a consulta médica o quanto antes para que a doença não evolua a ponto de danificar ainda mais a saúde ocular.

Como saber se está com bactéria no olho?
Ceratite

4. Blefarite bacteriana

Trata-se de uma enfermidade que pode ser ocasionada pelo acúmulo de oleosidade na região dos olhos. Essa oleosidade permite que haja uma maior proliferação de bactérias, como a responsável pela Blefarite, que causa um aumento de secreção e desconforto ocular

Além disso, ela pode causar coceira e vermelhidão, sendo bastante incômodo no dia a dia. 

Veja também: Quando ir ao oftalmologista?

Saber se está com bactéria no olho

5. Endoftalmite

A endoftalmite é uma infecção grave da parte interna dos olhos. O desenvolvimento da doença pode acontecer caso o indivíduo sofra algum trauma ocular ou passe por uma cirurgia mal-sucedida, que mantém uma lesão ativa que, com o passar do tempo, transforma-se em uma fonte de proliferação de bactérias.

É mais um quadro que pode ocasionar cegueira ou perda significativa da visão. Por isso, o tratamento médico deve ser iniciado o quanto antes.

Conheça a Von Hertwig – Clínica e Hospital de Olhos em Blumenau e agende já a sua consulta.

Como prevenir a proliferação de bactérias no olho?

Apesar de a contaminação bacteriana nem sempre ser fácil de ser controlada, alguns cuidados simples podem sim nos ajudar a evitar esse tipo de enfermidade ocular. Veja algumas dicas:

  • Evite levar a mão aos olhos sem antes lavá-las com água e sabão. Por mais que acreditemos estar com as mãos limpas, às vezes podemos ter tocado superfícies sujas e que têm a presença de bactérias que podem prejudicar a saúde ocular.
  • Sempre higienize o seu óculos e a sua lente de contato da forma correta, evitando o acúmulo de sujidades e, claro, de bactérias.
  • Troque a roupa de cama, especialmente as fronhas, com uma certa frequência.
  • Cuidado com o compartilhamento de toalhas, especialmente de rosto. Se precisar secar os olhos, prefira os lenços descartáveis às toalhas.
  • Para quem usa maquiagem, o ideal é sempre verificar a validade do produto antes de aplicá-lo. Afinal, cosméticos vencidos podem proliferar bactérias prejudiciais para a saúde ocular.

Veja também esse artigo relacionado: Cirurgia de Catarata: Tudo o que Você Precisa Saber!

Como saber se está com bactéria no olho?
Como prevenir a proliferação de bactérias no olho?

Como saber se está com bactéria no olho? Veja os principais sintomas

Afinal, quais são os principais sintomas de infecção ocular? Como saber se está com bactéria no olho? Abaixo listamos alguns pontos que podem ajudá-lo nessa investigação. Observe se um ou mais de um destes sintomas estão presentes:

  • Vermelhidão.
  • Coceira.
  • Ardência.
  • Sensação de “corpo estranho” no olho – parecido com a sensação de entrar areia nos olhos.
  • Lacrimejamento.
  • Pus/secreção ocular.
  • Inchaço.

Vale ressaltar que, dependendo do caso clínico, o indivíduo pode ter apenas um ou mais sintomas. Por isso, se você perceber alterações oculares, procure ajuda de um profissional. Apenas o médico poderá avaliar o caso com os instrumentos adequados para assim poder tratar o problema o quanto antes, evitando a evolução do quadro e o desenvolvimento de sequelas.

Veja mais: Como evitar infecções nos olhos?

Qual o tratamento para quem está com bactéria no olho?

Existem diversos tipos de tratamento para quem está com bactéria no olho. O primeiro passo, no consultório com o médico, será examinar a situação para detectar com que tipo de infecção se está lidando

Depois disso, o profissional poderá prescrever o uso de colírios e o consumo de antibióticos, com variação de medicamento e forma de consumo de acordo com cada caso.

Como saber se está com bactéria no olho?
Qual o tratamento para quem está com bactéria no olho?

É muito importante que você nunca se automedique e, ao detectar os sinais de que está com bactéria no olho, procure ajuda médica o quanto antes.

A clínica Von Hertwig pode ajudá-lo e cuidar da sua saúde ocular!

Saber se está com bactéria no olho é imprescindível para buscar a ajuda certa, e o quanto antes. E para ajudá-lo no tratamento de infecções oculares, a Clínica Von Hertwig – Clínica e Hospital de Olhos em Blumenau está à disposição!Nossa equipe de especialistas conta com anos de experiência na área da saúde e busca oferecer, a todos os pacientes, o melhor atendimento possível, focando em humanização, cuidado, atenção e implementação de métodos qualificados. Entre em contato agora mesmo e agende a sua consulta!

Saber se está com bactéria no olho