Muitas pessoas se perguntam se tem cirurgia para glaucoma e como funciona esse tipo de procedimento. Pensando nisso, a equipe de especialistas da clínica Von Hertwig, que atua na área de cirurgia de glaucoma em Blumenau, preparou este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!
Tem Cirurgia Para Glaucoma?
Afinal, tem cirurgia para glaucoma? A resposta é sim! Inclusive, existem alguns tipos diferentes de cirurgias para glaucoma.
O objetivo principal dessas cirurgias é reduzir a pressão intraocular (PIO), que é o principal fator de risco para a progressão da doença.
As opções cirúrgicas são:
- Trabeculectomia: Nesta cirurgia, é criado um novo canal de drenagem no olho para permitir que o humor aquoso (líquido dentro do olho) escoe, ajudando assim a reduzir a pressão intraocular. Essa drenagem geralmente forma uma elevação chamada de “bleb” na parte superior do olho, sob a pálpebra.
- Implante de válvulas de drenagem: Essa cirurgia envolve a colocação de um pequeno dispositivo no olho que ajuda a drenar o humor aquoso e, assim, controlar a pressão intraocular. Esses dispositivos são usados principalmente em pacientes que não tiveram sucesso com a trabeculectomia ou em casos específicos de glaucoma, como glaucoma neovascular ou glaucoma pediátrico.
- Cirurgia de esclerectomia profunda não penetrante: Nesse procedimento, uma camada da esclera (a parte branca do olho) é removida, criando um canal de drenagem, mas o tecido trabecular não é completamente penetrado.
- Procedimentos minimamente invasivos de glaucoma: São procedimentos cirúrgicos projetados para tratar o glaucoma com menor trauma para o olho e tempo de recuperação mais rápido em comparação com cirurgias tradicionais. Nesses procedimentos, geralmente são usados pequenos dispositivos ou técnicas que melhoram a drenagem do humor aquoso do olho, reduzindo a pressão intraocular.
A escolha do tipo de cirurgia depende da gravidade do glaucoma, do tipo específico de glaucoma, da anatomia do olho do paciente e da experiência e julgamento do oftalmologista.
Inclusive, você pode agendar a sua cirurgia de glaucoma em Blumenau com os especialistas da clínica Von Hertwig.
Quando O Glaucoma Precisa De Cirurgia?
Como vimos, tem cirurgia para glaucoma, mas, afinal, quando é necessário passar por esse procedimento cirúrgico? Existem algumas situações que podem requerer esse tipo de intervenção. São elas:
- Quando a pressão intraocular não atinge os níveis desejados com o uso de medicamentos ou tratamentos a laser;
- Quando a progressão da doença é observada apesar dos tratamentos convencionais (por exemplo, agravamento do dano no nervo óptico ou campo visual);
- Em certos tipos de glaucoma, como o glaucoma congênito ou o glaucoma de ângulo fechado agudo, a cirurgia pode ser recomendada como primeira linha de tratamento;
- Se houver intolerância ou contraindicação ao uso prolongado de colírios.
Veja também: Como Evitar Infecções Nos Olhos?
Qual O Risco De Cirurgia De Glaucoma?
Assim como tem cirurgia para glaucoma com grandes taxas de sucesso, não podemos nos esquecer do fato de que, ainda, estamos diante de um procedimento cirúrgico.
Sendo assim, podemos estar diante de riscos como:
- Infecção intraocular (endoftalmite);
- Hemorragia no olho;
- Pressão intraocular muito baixa (hipotonia) ou muito alta após a cirurgia;
- Formação de catarata ou progressão acelerada de uma catarata existente;
- Falha da cirurgia em controlar a pressão intraocular a longo prazo;
- Perda da visão;
- Complicações relacionadas à anestesia.
Vale lembrar que o médico oftalmologista avaliará os potenciais benefícios e riscos da cirurgia com base no caso específico de cada paciente.
Se você precisa fazer a sua cirurgia de glaucoma em Blumenau, conte com a Clínica Von Hertwig!
Veja também este conteúdo: Óculos de Sol: Por que a Proteção UVA/UVB é Importante para os Olhos
Como Fica O Olho Depois Da Cirurgia De Glaucoma?
Logo após a cirurgia de glaucoma, podemos observar alguns aspectos na saúde ocular do paciente, como:
- Vermelhidão e inchaço temporários;
- Sensação de desconforto ou leve dor, que geralmente é controlada com medicamentos;
- Pode haver uma bolha de fluido (bleb) na parte superior do olho, especialmente após a trabeculectomia. Esse bleb é uma área elevada sob a conjuntiva e é onde o fluido drena do olho para controlar a pressão intraocular;
- A visão pode estar embaçada nas primeiras semanas após a cirurgia, mas geralmente melhora à medida que o olho se recupera.
Lembrando que é importante seguir rigorosamente as instruções pós-operatórias, considerando o uso de colírios prescritos e consultas de acompanhamento com o oftalmologista para monitorar a recuperação e garantir que a pressão intraocular permaneça em níveis adequados.
Caso você tenha indicação para esse procedimento, pode fazer a sua cirurgia de glaucoma em Blumenau aqui na Clínica Von Hertwig, contando com a expertise de profissionais experientes e capacitados.
Vale A Pena Fazer A Cirurgia De Glaucoma?
A recomendação da cirurgia de glaucoma pode assustar alguns pacientes, principalmente com relação aos efeitos imediatos.
Entretanto, devemos ter em mente que assim como tem cirurgia para glaucoma para tratar essa doença, também há uma série de critérios e procedimentos médicos seguidos com um foco: promover saúde e qualidade de vida ao paciente.
Portanto, podemos considerar que existem sim alguns efeitos específicos após a cirurgia, mas que, com o tempo, vão passando e oferecendo ao paciente mais qualidade de vida. Por isso, vale a pena fazer a cirurgia quando esta é indicada pelo médico.
Leia mais: Como saber se está com Bactéria no Olho?
Cirurgia De Glaucoma Em Blumenau
Agora que você já sabe que tem cirurgia para glaucoma, já pode conversar com um especialista para avaliar se este procedimento é indicado para o seu caso.
Na Clínica Von Hertwig, por exemplo, você pode fazer a sua cirurgia de glaucoma em Blumenau recebendo todo o atendimento personalizado e humanizado que você merece.
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais sobre essa cirurgia!